setembro 24, 2010

Próxima parada

O pior de ter que ir em pé em um ônibus pra mim, não é ter que ficar em pé, se equilibrar, ou aguentar estranhos se esfregando. É o fato de eu não poder ler meu livro.
Ainda bem que na maioria das vezes posso sentar, e fugir desse lugar sujo, em todos os aspectos. Ultimamente tenho me concentrado tanto na leitura, que mal percebo quando está na hora de descer.
Hoje não foi diferente. Pra mim a vida era um garoto que teve que velar o corpo de um cadáver leproso. E não as dezenas de pessoas feias que entravam e saltavam em seus respectivos pontos. Mas uma hora tive que interromper a minha vida literária, e voltar pra vida real.
Quando fechei meu livro, e o segurei em meu colo, a mulher que sentara ao meu lado, pregou seus olhos na capa e ficou observando por muito tempo. Ela corria os olhos pelo título e pela ilustração; ao certo não fazia ideia de quem era o autor, e nem reconhecia a obra clássica. Mas ela deve ter percebido o quão diferente eu era dos demais passageiros. Isso me fez sentir um pouco menos inútil que eles.
Deitei meus olhos sobre a estrada e esperei a hora de descer.
A chuva era grossa, e eu tinha quatro quarteirões à caminhar, até minha casa. Me irrito demasiadamente com chuva, principalmente quando não tenho como me proteger. Principalmente quando molham meus livros.
O dia com certeza seria ruim, mas pelo menos eu tinha me sentido mais inteligente do que outras pessoas hoje, não é. Isso me deixou bem.

E como a maioria dos meus textos. A conclusão é a incerteza.
Pelo menos eu tinha me sentido mais inteligente que outras pessoas hoje. Isso me deixou bem;
Ou talvez, o que me deixe mal é não ser tão ignorante como as pessoas que aparecem na minha frente. Talvez, o que me deixe mal é me sentir tão perdida meio à multidão.



B.

4 comentários:

  1. Incrível como as palavras são tão vivas.

    ResponderExcluir
  2. um dia vc escreverá um livro e tocará o coraçao de todos q comprarem

    ResponderExcluir
  3. Brizita! Quanto tempo não venho aqui, mas você está cada vez mais madura a cada post. Espero sucesso em toda sua vida, não deixa de post e de escrever, cada um nasce para algo nessa vida, invista no seu dom.
    Tenha um ótimo dia, beijão.

    Janis :D

    ResponderExcluir
  4. Nunca consegui ler nada dentro do ônibus u_u primeiro por que não enchergo as letras dançando de um lado e do outro (meu caminho para casa é esburacado). Segundo que fico ansiosa se perco o ponto, odeio perder o ponto. Ainda prefiro observar a paisagem e as pessoas, mesmo que totalmente inútil... acabo inventando alguma coisa para torná-las interessantes.

    ResponderExcluir